Doll's R/Evolution Army

25 de jan. de 2013

CLAN OF XYMOX (CLASSICOS DO GOTH)

Essa matéria vai abrir uma série de postagens que visa apresentar nomes clássicos do cenário gótico/darkwave mundial.


Pra começar, uma banda que, em sua trajetória, resume o que o gótico foi um dia e representa atualmente. Pioneiros da chamada darkwave eletronica, começaram na fase áurea  do gótico (80's) e mantiveram-se na ativa durante todos os anos 90 e 00, seguindo até os dias de hoje e influenciando grupos no mundo todo.


Formada na Holanda em 1981, a banda inicialmente contava com Ronny Moorings, Anke Wolbert e Pieter Wolbert. Essa formação lançou albuns considerados seminais para a subcultura gotica:


Clan of Xymox (1985) - O primeiro album apresenta faixas introspectivas e o clima ultraromantico e lúgubre que caracterizaria o grupo. Contem hits que todo gótico que se preze ja ouviu nas pistas, como "Stranger" e "A Day", dentre outras faixas marcantes, como  a emocionante "Cry in the Wind", "No Words", "7th Time" (na voz de Anke) e "Equal Ways" (na voz de Pieter).


Medusa (1986) - É considerado por muitos góticos como um dos discos mais representativos da historia da subcultura. Contém os hinos "Louise" e "Back Door", belos temas instrumentais, como "Theme II", além de outras preciosidades, como "Medusa", "Masquerade" (na voz de Anke) e "After the Call" (na voz de Pieter). Um trabalho que traduz o 'spirit of life' do gotico dos anos 80. Obrigatório.

Ronny, Pieter e Anke - formação classica.

Essa formação ainda lançou o disco mais bem sucedido comercialmente da carreira do Xymox: "Twist of Shadows" (1989) com os singles "Obsession", "Blind Hearts" e "Imagination", que alcançaram as paradas da Billboard. Esse disco foi a porta de entrada para uma  grande mudança no grupo.

Após esse disco, o grupo mudou a sonoridade, tornando-se menos 'dark', mais comercial (na epoca assinaram com um braço da gigante PolyGram) e abraçando elementos da emergente cena dance da época. Lançaram três discos com essas 'experimentações': "Phoenix" (1991) - o ultimo com a formação original, "Metamorphosis" (1992) e "Headclouds" (1993). São albuns destoantes na carreira do Clan.

Ronny e Mojca - o casal goth entra em cena!

Mojca Zugna, esposa de Ronny entra para a banda nesse meio tempo de indefinições e os dois passam a ser os unicos membros fixos de constantes formações que viriam a seguir.

Voltaram as raízes em 1997 com "Hidden Faces", agora com mais elementos do gothic rock. Essa retomada as raízes os colocaram de vez como headliners dos principais festivais góticos do mundo, como a Wave Gotik Treffen e o Zillo.
Em 1999, lançam "Creatures", o album mais 'gothic rock' da banda e com o novo hit 'Jasmine and Rose'. Nesse mesmo ano, fazem show memoravel no Brasil (tocaram aqui também em 2006 e 2012).

Em 2001, com "Notes from the Underground" flertam com o industrial rock (como na faixa 'Innocent') e começam a transição para o electro goth que caracterizaria as produções da banda até então. Seguem com os albuns de inéditas "Farewell" (2003), "Breaking Point" (2006), "In Love We Trust" (2009) e "Darkest Hour" (2011). Em 2012, lançam um album de covers (vale a pena conferir as versões) chamado "Kindred Spirits".




A marca na musica: Post punk, darkwave, gothic rock, electro goth... uma banda pioneira que passeou com desenvoltura por quase todos estilos relacionados ao gotico e que soube combinar a alegria de amores e a melancolia da existencia com um doce bem estar de viver no escuro.












A marca na moda e comportamento: Diversificados tambem na estetica, os Xymox foram além do trad goth. Usaram visuais extravagantes e roupas coloridas nos anos 80. Nos anos 90 com a chegada de Mojca e outras garotas nas formações da banda, popularizaram os dreads coloridos , as 'marias chiquinhas', e o uso das listras que virariam tendencia entre os goticos nos anos 90.
Já Ronny Moorings mostra que gótico não é fase da juventude. Envelheceu, amadureceu e continuou gótico. Sem medo de assumir!


Downloads:

Fiz duas coletâneas com um apanhado geral da carreira do CoX. Escolhi pelo menos duas faixas de cada album.

XYMOX BOX I (darkwave/gothic rock)
http://www.4shared.com/rar/OcLL6PsT/XYMOX_BOX.html
01- Stranger
02- A Day
03- Stumble and Fall
04- Muscoviet Musquito
05- Obsession
06- Imagination
07- This World
08- It's All A Lie
09- Jasmine and Rose
10- Crucified

XYMOX BOX II (electro goth)
http://www.4shared.com/rar/PFjIhKHq/XYMOX_BOX_II.html
01- Innocent
02- The Same Dream
03- Farewell
04- There's No Tomorrow
05- Weak In My Knees
06- What's Going On
07- Emily
08- In Love We Trust
09- My Reality
10- In Your Arms Again

E deixo aqui também o classico da banda completo:
MEDUSA (edição com três faixas bônus)

http://www.4shared.com/rar/wzcheL7F/XYMOX_-_MEDUSA.html


Alguns vídeos:

          







Matéria por: Freon Heart

4 comentários:

  1. Site muito bom, falou muito do CoX! Gosto muito da banda, estava procurando o álbum "Headclouds" (1993) para download, único que ainda não tenho :/

    ResponderExcluir
  2. a maioria dos clássicos do Xymox são de 1997 até hoje.

    ResponderExcluir
  3. Os links nao estão mais disponíveis ):

    ResponderExcluir

Hey! Não se acanhe!
Comente!
Agradeço desde já!

É a segunda vez que você acessa?

Blogs Amigos

  • Ditadura ou República Democrática?Por qual regime de Deuses gostariamos de ser governados? "Biblia" Salmos 82:6
    Há 6 anos
  • O surgimento do kilt é cercado de mitos, lendas e controvérsias, alguns dizem que foi uma invenção irlandesa, outros dizem que era um costume celta que ...
    Há 9 anos