Doll's R/Evolution Army

2 de jan. de 2013

Perky-Goth: Comportamento, Música, Estética e Entretenimento

A Subcultura Gótica, assim como qualquer outra Subcultura, vem sofrendo mudanças e evoluções de acordo com o tempo. Isso significa que a Subcultura não está morta, presa em um contexto único, sem absorver os novos "ares" dos novos tempos. O Perky-Goth é, basicamente, um dos "sub-tipos" mais recentes do Gótico, por assim dizer.
Acompanhe, à seguir, passo à passo de como surgiu, cresceu e evoluiu dentro do Cenário Underground.

~>NASCIMENTO/ SURGIMENTO
Era o ano de 1989, quando em São Francisco, nascia uma banda histórica, que causaria impacto no cenário Goth. Switchblade Symphony. Tina Root, a eterna queridinha do Darkwave, espumando de idéias criativas e inovadoras, criou os contornos, a base e o núcleo do que viria à ser o Perky Goth. Porém, antes do surgimento das Switchblades, já haviam bandas que já tinham, de certa forma, um comportamento Perky-Goth.
Por exemplo: O Alien Sex Fiend tem o seu lado Perky. Observem como a banda ironiza e satiriza diversas situações. Humor negro/ sarcásmo, é um comportamento Perky.
Outro exemplo: o The Cure é uma banda que tem uma nostalgia sinistra e feliz, que é camuflada por uma boa dose de melancolia. Outra característica Perky-Goth!
Ambas as bandas iniciaram suas atividades antes das Switchblades, o que significa que a semente Perky já germinava inconscientemente entre os Goths da década de 1980.
Mesmo assim, consideramos que o desabrochamento Perky se deu, depois que as Switchblades surgiram. Tina Root, juntamente com Susan Wallace, deram um sopro de ar renovado no Goth da época; e esse sopro de ar trouxe mudanças históricas para a história da Subcultura.

~>COMPORTAMENTO
Dead Can Dance, Joy Division, Bauhaus, e outras bandas, basicamente tinham um comportamento melancólicamente triste, por assim dizer. Davam ênfase à tristezas, amores perdidos, adotavam temas sombrios. Esse foi o principal marco para separar o Post-Punk do Punk. Sendo assim, era muito natural que o tema prevalecesse, e assim influenciasse as demais bandas. Já sabemos porém que não podemos generalizar e aplicar essa característica à todas as bandas (Alien e Cure, como já citamos). Mas era o tema predominante.
As Switchblades trouxeram consigo um comportamento exatamente CONTRÁRIO ao "esperado" de uma banda Goth. Ao invés da tristeza, deu-se destaque à alegria, à nostalgia sinistra. Ao invés de temas sombrios, ganhou destaque temores e medos infantis (à partir daí entra os elementos infantis dentro do cenário). Com isso, o novo comportamento estava criado. Alegria melancólica camuflando tristeza, inocência camuflando maldade. As bandas pós-Switchblades deram mais força ao que Tina e Susan criaram. E assim, o que nós, Perkies, chamamos de First Revollution Doll's Army, estava criado.

~>ESTÉTICA
Este é um ponto CRUCIAL à ser discutido e esclarecido. Muitas pessoas torcem o nariz e dizem que Perky-Goth é um cosplay barato. Essa informação não procede e é coberta de pre-conceitos. Sim, muitos perkies adotam características estéticas de personagens de anime, mangás, jogos e filmes. Mas não é algo que deve ser generalizado. Cada qual tem suas influências e inspirações individuais.
Bem, a estética do Gótico oitentista, basicamente, constitui-se de cabelos desgrenhados e revoltos, maquiagem escura e roupa preta. Tudo muito tradicional.
Mais uma vez, as Switchblades trouxeram renovação. Por quê apenas o preto? Por quê não o branco? Assim, elas lançaram o badalado video-clipe da musica "Clown", onde aparecerem sensuais, usando um vestido BRANCO. A maquiagem predominante é escura, porém nota-se traços mais claros e delicados. Os cabelos estavam amarrados e repartidos em formato de "maria-chiquinha", acentuando ainda mais a característica infantil.
Estava feito! A novidade das Switchblades pegaram todos de jeito, e até mesmo os japoneses se sentiram influenciados pela tendência Perky que a Tina criou.
A estética Perky, basicamente é assim: um visual bonito, caprichado e original. Fofo, mas com algo macabro à ser oculto. Horror e Fantasia totalmente misturados, numa nostalgia sinistra e perfeitamente bem combinadas.
As variações divergem muito. Desde inspirações nas divas de nossas vidas (Switchblade Symphony) até livros, como Circo dos Horrores e HQ's como Batman- Louco Amor/ De Volta à Sanidade e Sandman inspiram perkies de todos os lugares do Brasil e do mundo.
Há diversos tipos de visuais, desde Perky Zombie (que como o próprio nome diz, é um visual inspirado em zumbis), passando pelo Perky Doll (onde o perky tem como base/inspiração os mais variados tipos de bonecos), até chegar em Perky Dark (que é o mais próximo ao Gótico tradicional).
Sim, há aqueles que adotam características de personagens, seja de filmes, livros, quadrinhos, animes ou mangás, e até mesmo jogos. Mas não é algo que deve ser generalizado. Não é uma regra. No Perky-Goth não existe nenhuma regra que te obrigue à ser cosplayer ou coisa do tipo. Cada qual tem suas próprias influências, inspirações e etc.


-~>MÚSICA
Ah, a música! Talvez, a melhor de todas as descobertas do homem, após a escrita/leitura e os livros. Música é o que une grupos de pessoas com gostos em comum. No Perky-Goth não é diferente. A música é o que nos une, talvez até mais do que comportamento e estética.
A primeira coisa que você deve saber é: o Perky-Goth não tem um gênero musical favorito. Não nos predemos à nenhum único gênero musical, nem valorizamos mais uma musica do que outra. Circulamos por todas as VERTENTES do GÓTICO, desde o pós-punk do The Cure até as batidas eletrônicas do Cindergarden. Em todo subgênero do Gótico, existe uma banda com temática perky, e é isso que no Perky-Goth é o principal à ser levado em conta: o tema!
O tema? Como o tema? Realmente não entendi!
Calma!! Calma, que eu te explico.
O que constrói o tema de uma musica? O som, sim é claro, claro que sim. Mas, o que seriam as músicas sem suas letras? LETRAS! Letras são as almas das músicas!
Letras que falam de alegrias e tristezas, de um jeito sarcástico e maldoso são exemplos da musica Perky!
As próprias Switchblades revelam isso com suas musicas. Observem a discografia delas e analisem as letras. Na mesma hora que sugerem inocência/ingenuidade, insinuam maldade e perversão. Às vezes, até mesmo falam de temas sexuais (ouçam e leiam a letra da musica "Waiting Room") de um jeito sarcástico, alegre e nostálgico. Então temos a ideia de "putaria Perky".
Perky, como já foi dito, não se prende à nenhum gênero musical. À seguir, confira apenas uma leve DEMONSTRAÇÃO do repertório musical Perky. Dividimos as bandas em seu devido gênero apenas para ficar algo mais organizado, e para mostrar como TODOS os gêneros estão presentes na nossa cena.

PÓS-PUNK: The Cure, Skeletal Family, Siouxsie & the Banshees, Echo & the Bunnymen, etc.
DEATHROCK: Alien Sex Fiend, 45 Grave, Strange Dolls Cult, etc.
DARKWAVE/GOTHIC ROCK: Switchblade Symphony, Diva Destruction, Velvet Eden, Zombina & the Skeletones, Voltaire, London After Midnight, etc.
ELETRO-GOTH: The Cruxshadows, Cindergarden, Aural Vampire
ETHEREAL: Sopor Aeternus, Medieaval Baebes
SYNTH ROCK/POP: The Birthday Massacre
INDUSTRIAL: Skinny Puppy, Jack of Jill, Emilie Autumn
FUTURE POP: Ayria

LEMBRE-SE: Perky-Goth não se prende à nenhum gênero musical.

-~> ENTRETENIMENTO
Assim como toda a Subcultura Gótica, o Perky-Goth também tem seus devidos "representantes" (por falta de um termo melhor) nas demais áreas de entretenimento.
À seguir, algumas indicações que abordam perfeitamente a nossa temática/tendência.

. FILMES INDICADOS:
- O Estranho Mundo de Jack
- Coraline e o Mundo Secreto
- Alice no País das Maravilhas (animação e filme)
- A Noiva Cadáver
- Sombras da Noite (comédia de humor-negro, muito muito perky!)
- A Fantástica Fábrica de Chocolate (analise o Willy Wonka, e descubra como ele parece um chocolateiro psicopata!)
- O Pequeno Vampiro
- Paranorma
- O Grinch
- Gritos Mortais
- Brinquedo Assassino (série completa, incluindo Noiva e Filho de Chucky)

Além de filmes, há também a sessão que chamamos de "Perky Nerd". Livros, HQ's, contos e poemas com temática de horror e fantasia são pura nostalgia entre perkies.

.LIVROS/HQ's/CONTOS/POEMAS indicados:
- Alice
- Coraline
- Ghostgirl
- O Gato Preto
- Chapeuzinho Vermelho
- Sandman
- Doce Vampiro
- Mansão dos Horrores: O Boneco
- João e Maria
- Um Conto de Natal
- Emily, a Estranha
- Batman: Louco Amor/ De Volta à Sanidade
- Robin II: O Coringa Está Solto!
- A Família Pântano

Outros bons representantes da temática Perky, são as ilustrações de diversos artistas. Através de imagens, podemos ver diversas situações e lugares muitíssimos spooky's.

.ARTISTAS INDICADOS:
- Toon Hertz
- Mark Ryden
- Natalie Shau
- Nicoletta Ciccoli
- Kukula
- Marilyn Manson

-~> PALAVRA DO EDITOR
O Perky-Goth é uma das tendências que mais tem crescido na Subcultura Gótica, nos últimos dez anos.
Tem atraído pessoas de todas as idades, exatamente por ser uma tendência que abrange todos os aspectos presentes na cena, sem prender ninguém à nada nem impor regras e mais regras, como vemos em diversos grupos e subgêneros.
Recebemos os novatos com amor e carinho, e introduzimos nosso conhecimento de forma agradável e nostálgica.
Essa matéria foi escrita no quarto bagunçado de um Perky-Goth, sob luzes azuis do abajur, com bonecos e pelúcias espalhados por todos os lados, ao som do Hide and Seek (The Birthday Massacre) e Serpentine Gallery (Switchblade Symphony). Não sou dono da verdade, nem do conhecimento, e essa matéria não é nenhuma verdade absoluta. É um resumo do que EU conheço, do que eu sei, e que pretendo, de boa vontade, passar para quem quiser receber e conhecer mais sobre o Perky-Goth.
Por isso, juntem-se à mim. Sentem-se na mesa, peguem uma xícara desse chá vermelho (será chá com suco, ou chá com sangue? Nhaaam :3), e brindemos aquela piada contada no velório de fulano de tal! E, welcome to Perky Party! Carpe Noctem ;*

John Von Butler♥

5 comentários:

  1. Um trabalho bem legal, perkyboy John! Um ótimo esclarecimento para as pessoas entenderem uma dessas ótimas vertentes do Goth que todos nós amamos!

    Recomendo e aprovo :3 Carpe Noctem para você também!

    ResponderExcluir
  2. Yaay! Tudo bem explicadinho e lindo Little John! Adoreeei! *w*

    ResponderExcluir
  3. Gostei, ficou bacana. =)
    Só nao gosto muito da palavra 'evolução' quando falamos que o gótico sobreviveu ao passar do tempo. Evolução é uma palavra que parece 'menosprezar' o passado. Eu prefiro 'modernização'. A subcultura nao se mantem estática, continua se modernizando e agregando novas influencias.

    ResponderExcluir

Hey! Não se acanhe!
Comente!
Agradeço desde já!

É a segunda vez que você acessa?

Blogs Amigos

  • Ditadura ou República Democrática?Por qual regime de Deuses gostariamos de ser governados? "Biblia" Salmos 82:6
    Há 6 anos
  • O surgimento do kilt é cercado de mitos, lendas e controvérsias, alguns dizem que foi uma invenção irlandesa, outros dizem que era um costume celta que ...
    Há 9 anos